sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Painel Sto Inácio/2






Primeiro contenta-se o significado simbólico, a vida de Íñigo Lopez, o homem que foi lido pela posteridade como o santo basco Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus. Depois deseja-se amplificar esse significado simbólico, vendo nele o desejo pela busca do conhecimento, e o painel, ainda sonhado, pode ser lido como uma alegoria do vir a ser. E o vir a ser tanto mais pleno é quanto mais em direção ao outro se dá. Pelo menos é o que se depreende da vida dos grandes místicos.

Depois ainda, ao levar os desenhos iniciais para as placas de isopor, lida-se com a matéria, branca, leve, apesar do petróleo que a constitui. Nesse momento o que conta são as formas, quase sempre arredondadas, parabólicas, e as linhas de força dos volumes, curvas na maioria das vezes. Está-se lidando agora com o significado abstrato do painel. É preciso continuar inventando, descobrindo o que havia no subsolo dos desenhos iniciais, eliminando as impurezas, acentuando o que parecia periférico, abrindo espaço para que o imprevisto possa se dar.

Nesse momento de muito trabalho físico, cortando as placas, é melhor entregar-se às mãos, ou pelo menos dividir com elas a direção do processo. Elas sabem, melhor do que a cabeça, lidar com as abstrações do mundo. Desse jogo de volumes e linhas em relevo vai depender o sucesso ou não daquele significado simbólico lá do início. É da soma desses significados, depois de ganhar seu corpo final, em cimento, que resulta um painel.


2 comentários:

aveloh disse...

Isto há de ficar magnífico. Um abraço e a minha admiração.

carlos dala stella disse...

Apesar de todo o cuidado, não sei exatamente com que sentido estou lidando. Mas gostaria que ele fosse positivo.Que ele fizesse bem. Grato pelas palavras.