quarta-feira, 31 de março de 2010

FOTOGRAFIA E PINTURA




(clique nas imagens para ampliá-las)
.
O conjunto nasceu quando Carlos Dala Stella achou em uma fotografia minha um ponto de partida para uma tela, onde a figura é a própria foto. Ele trabalhou a partir da foto a seu modo, e assim fez com mais algumas. Mas no fim das contas, fotografias e telas juntas não indicam esse caminho claramente, embora sugiram algo em comum entre ambas.
Curiosamente minhas fotos parecem tomar os recursos das pinturas, recursos mais comuns nas artes plásticas. Elas não somente deformam o objeto, indo além do real, mas lembram a textura da tinta. São fotos de silhuetas, sombras, junto a cores exacerbadas e borradas. Elas foram tiradas em momentos muito diferentes, e só depois que foram dando origem às telas percebi a semelhança entre elas.
Vi então que o que eu vinha fazendo, tirando fotos, muitas vezes, era brincar de extrair do que eu via uma outra cor, outra forma, coisa que a tela continua fazendo. O resultado disso tudo são trabalhos de natureza distinta, mas de uma intimidade una.

Matias Cherem Dala Stella


Apartir dessa sexta-feira, 02 de abril, pode ser vista, no BETO BATATA do Alto da XV, a exposição FOTOGRAFIA E PINTURA, com fotos de Matias Cherem Dala Stella e telas de Carlos Dala Stella. Cada uma das telas foi inspirada numa fotografia. Ainda este ano o conjunto será exposto da Galeria Arte Aplicada, de São Paulo.

2 comentários:

Joba Tridente disse...

Que beleza!
Quem criou quem, hein?!
A foto é filha ou mãe da pintura
que vem a quem o um novo olhar
tem?
Quem?

Abração!

carlos dala stella disse...

A foto é mãe
pai o filho, em paradoxo
o ponto de partida.
Eu: o que parte do outro,
sempiterno, para chegar
a mim.

Abraço e obrigado.